» A Santa Casa

A Santa Casa

 

A criação da primeira Santa Casa de Misericórdia, na Lisboa de 1498, pela rainha Leonor de Lencastre, deu origem à primeira ONG da História. Tendo como base a prática das 14 obras de misericórdia, que continuam orientando suas ações sociais, a Instituição nasceu com a finalidade primordial de assistir aos mais necessitados. Não demorou a se multiplicar por vários continentes, alcançando um papel fundamental no trabalho de assistência às populações carentes de todo o mundo.

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia, fundada em 1549, pelo então Governador Geral do Brasil Thomé de Souza, veio trazer a Salvador, cidade que na época nascia, o amparo aos seus primeiros pobres: marinheiros, escravos e índios. Estes enfermos encontravam cuidados médicos sob o teto do “Hospital da Caridade”, uma rudimentar construção de taipa, coberta com folhas de palmeira.

Com mais de 460 anos de história, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia do século XXI constitui-se num grande complexo assistencial. Oferece assistência à população baiana através de atividades inovadoras nas áreas de saúde, educação e cultura com o apoio de mais de 5 mil empregados e uma estrutura administrativa moderna e profissionalizada.

Clique aqui e conheça mais sobre a Santa Casa

UNII Up